
EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DA CPRB
O Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Tema Repetitivo 994, decidiu que o ICMS não deve integrar a base de cálculo da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta (CPRB). Assim como ocorre na discussão similar (exclusão do ICMS da base de cálculo de PIS/COFINS – Tema n° 69, STF), o Fisco não admite a derrota e criou uma tese posterior ao julgamento, visando mitigar a perda. Sustentou que o ICMS a ser excluído é o efetivamente pago e não o declarado na nota fiscal.
O tema está sendo julgado pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, quando será uniformizado, ao menos no âmbito dos Estados do RS, SC e PR, qual o ICMS que deverá ser excluído (processo nº 5035825- 72.2017.4.04.00 00).
O tema está sendo julgado no Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) e já conta com seis votos (3 contra e 3 a favor – sobre a exclusão do ICMS do cálculo da CPRB). O julgamento foi suspenso porque o ministro Dias Toffoli pediu vista (RE 1187264).

Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.Investimentos na bolsa.